Home
Moscou
São Petersburgo
Hotéis
Dicas
Compras
Restaurantes
Passagem Aérea
Visto e vacinas
História
Clima
Mapas

 

 

   

 

   

 

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  Visitantes

 

    MOSCOU   

   Moscou impressiona e conquista fácil! Das histórias dos czares, das paixões dos escritores! As igrejas, os museus, restaurantes badalados! A época soviética, arquitetura, belas estações de metrô para curtir sem pressa... as marcas do Comunismo! Kremlin, a Praça Vermelha, que show! A beleza de Moscou, imponente, dinâmica, cosmopolita, os passos do Bolshoi... quanta coisa para curtir! O Mosteiro de Serguei Possad, no Anel de Ouro... Hotéis e restaurantes que são o máximo! Conhecer os principais pontos com ajuda de uma guia de turismo profissional que fala português é ótimo!

Vamos para Moscou!!

Pesquise as melhores ofertas de hotéis em Moscou

Reserve com antecedência seus passeios e atividades na Rússia

Câmera ao vivo direto de Moscow

    Praça Vermelha  

 

A Praça Vermelha é o cartão postal mais bonito de Moscow, a praça mais famosa, conhecida pelos desfiles militares soviéticos durante a era da União Soviética, e onde acontecem shows. Vista virtual. A praça separa a cidadela real, conhecida como Kremlin, do bairro histórico de Kitay-gorod. Como grandes ruas de Moscou partem da praça em várias direções, prolongando-se em rodovias para fora da cidade, a Praça Vermelha pode ser considerada como a praça central de Moscou e de toda a Rússia.

O nome de Praça Vermelha não deriva da cor dos tijolos ao seu redor, nem da associação da cor vermelha ao comunismo; na verdade, o nome surgiu porque a palavra russa красная (krasnaya) pode significar tanto "vermelho" como "bonito". A palavra foi empregada originalmente (com o sentido de "bonito") à Catedral de São Basílio, e foi mais tarde transferida à praça. A Praça Vermelha à noite também é um show! Vista virtual.

Reserve com antecedência seus passeios e atividades na Rússia

    Kremlin  

 

Kremlin é a fortaleza situada no centro da cidade e que serve de sede do governo da Rússia. Ocupa cerca de 30 hectares e contém vários monumentos no seu interior.

Em 1156, Yuri Dolgoruky, o fundador de Moscou, ordenou sua  construção no monte Borovitsky, com fosso ao redor para proteção.Nos anos que se seguiram foi sendo sucessivamente alargado e um segundo fosso foi construído. Em 1339, foram  construídas paredes e as primeiras torres do Kremlin. Em 1367 Dmitry Donskoi reconstruiu o Kremlin em pedra calcária, o que deu a Moscou o nome de cidade branca. Este Kremlin era quase tão grande quanto o atual. Durante o governo de Ivan III, em 1495, foram construídos os muros e torres atuais e muitas das igrejas e palácios.

Ivan III mandou construir uma praça em frente do Kremlin, hoje chamada Praça Vermelha, (Vermelho significa "bonito") para evitar que os inimigos se pudessem aproximar da fortaleza sem serem vistos. No século XVII as torres foram ornamentadas com as cúpulas atuais e a muralha do Kremlin com 20 torres, das quais a principal é a Torre do Salvador (ou Torre Spasskaya). Vista 3D do Kremlin

 

 

Em sentido horário seguem as torres do Senado; São Nicolau, Arsenal do Canto, Arsenal do Meio, Trindade, Comandante, Armaria, Borovitskaya, Água, Anunciação, Segredo, duas torres sem nome, Beklemishev, São Constantino e Santa Helena, Alarme e finalmente a Torre do Czar.

    Armeria   

É o maior e mais antigo museu (1951) de arte aplicada e decorativa da Rússia, conhecido mundialmente pelas beleza e riquezas, como  os tesouros dos Czares, carruagens e tronos, coleções raríssimas de artigos de ouro e prata do séc. XII ao XIX, armamentos dos soldados russos do século XII, XVI. No mesmo edifício está a exposição estatal permanente do Fundo dos Diamantes, com peças belíssimas e  valiosas de joalheria artesanal, as coroas, jóias pessoais, relíquias dos czares e raras gemas preciosas, imperdível!! (Não esqueça que é preciso comprar outro ingresso para entrar e não é permitido entrar com câmeras nem celulares.)

Também na Armeria estão em exibição peças concebidas por mestres joalheiros dos czares russos, incluindo os famosos Ovos de Páscoa únicos da Casa Fabergé, produzidos entre o século XVIII e o início do século XX. Maravilhas da Rússia!

Em frente à Torre da Trindade, no exterior do Kremlin, situa-se ainda a Torre Kutafya.  Mapa do Kremlin

Reserve aqui um tour de 3 horas pelo Kremlin

    Portão da Ressurreição  

O portão com duas torres vermelhas e cúpulas verdes, é a entrada para a Praça Vermelha,  cópia do original de 1680 que foi demolido em 1931. O que mais chama atenção é a mini-capela de cúpula azul celestial, dedicada a Virgem Iveriana, do séc.  XVIII, rota do czar quandochegava à Moscou, antes de ir ao Kremlin.

    Catedral de São Basílio   

 

A Catedral de São Basílio , é uma catedral ortodoxa russa maravilhosa, erguida na Praça Vermelha em Moscou, Rússia, entre 1555 e 1561. Construída sob a ordem de Ivã IV da Rússia, para comemorar a captura de Kazan e Astrakhan, marca o centro geométrico da cidade e o centro do seu crescimento, desde o século XIV. Foi o edifício mais alto de Moscou até a conclusão do Campanário de Ivã, o Grande, em 1600.

 O projeto do edifício, em forma de chama de uma fogueira subindo ao céu,  de tradição bizantina, surpreende pela sua imprevisibilidade, complexidade e beleza.

São várias capelinhas internas, uma mais linda que a outra, em estilos diferentes, como um labirinto. Imperdível!! Vista virtual à uma das capelas.

Veja a vista da janela da Catedral de São Basílio para a Praça Vermelha!

    Museu  Histórico de Estado  

 

 É o maior museu histórico nacional da Rússia, com enorme acervo da história da Rússia, desde a época peleolítica até os dias atuais. Sua construção levou 6 anos e em 1894 o museu tinha o nome Museu Histórico Imperial Russo de Aleksandr III, depois da revolução socialista, o nome oficial do museu foi mudado para Museu Estatal Histórico Russo e a depois de  fevereiro de 1921, Museu Histórico Estatal. (Praça Vermelha) Reserve aqui seu City Tour em Moscou

    Teatro Bolshoi   

 

O Teatro Bolshoi é um edifício histórico da cidade de Moscou. Foi projetado pelo arquiteto Joseph Bové (Osip Ivanovich Bové) para abrigar espetáculos de ópera e ballet. É sede da Academia Estatal de Coreografia de Moscou, também conhecida como Academia de Balé Bolshoi, ou simplesmente Balé Bolshoi, sendo uma das mais antigas e prestigiosas companhias de dança do mundo. O complexo tem 3 salas de espetáculos; uma no edifício principal, outra no subsolo para concertos de câmara, (embaixo da fonte na praça central, com entradas independentes por blocos de vidro, tipo a Apple store da Fifth Avenue, NY) e a outra em um prédio novo, ao lado. Assistir à um ballet é imperdível, mas veja onde está passando, se for no novo, não é a mesma coisa... aí vale fazer o tour pelos bastidores do teatro para conhecer, super interessante, onde trabalham 4 mil pessoas. Sabia que há um outro auditório sob o imenso lustre de 2 toneladas, onde os músicos ensaiam??

 A visita é super exclusiva, com grupo pequeno, hora marcada, para sonhar com o tempo dos czares, onde Nicolau e Alexandra recebiam seus convidados nos salões particulares...

 Ingressos para os ballets são caros, por volta de 250 euros. Dica: É praticamente impossível comprar ingressos pelo site, sendo estrangeiros, então o melhor é solicitar através de agencias ou guias.  Site Oficial

    Museu  Pushkin de Belas Artes  

 

  O Museu Estatal Pushkin de Belas Artes é o maior museu de Moscou dedicado à arte européia, e um dos maiores do mundo neste gênero.

 Com acervo mais de 500 mil obras de arte, entre pinturas, esculturas, gravuras, desenhos, artes decorativas, arqueologia, fotografia e numismática. Também possui um Arquivo Documental com papéis científicos, históricos e epistolares.

A coleção de pinturas é a mais importante do museu e  a ala dos Impressionistas é maravilhosa! Iniciada com doações de M. S. Shchekin ainda antes da inauguração oficial do museu, foi sendo enriquecida a partir de 1924 com peças trazidas de São Petersburgo e doações moscovitas, além de receber transferências de outros museus, onde se destacam as do Hermitage. ( 12 Volkhonka) Site Oficial

    Tretyakov  Gallery   

 

  O museu foi formado pela família Tretyakov em 1898, que colecionava arte e depois doou à cidade de Moscow seu lindo e rico acervo, com alas maravilhosas, como a de importantes ícones do séc. XI, obras de Chagall, Cézanne, Monet, Klimt, Van Gogh, Kandisky,Malevitch... com a mais importante coleção de arte russa dos séculos XIX e XX. Veja o museu em 1898   Horários: Diariamente das 10 às 19:30h, exceto 2ª feiras. ( 10, Lavrushinsky Lane, Moscow, metrôs: “Tretyakovskaya”, “Novokuznetskaya”e “Polyanka”) Site Oficial

   Mosteiro da Donzelas  
 

  Monastério Novodevichy, mais conhecido como Mosteiro das Donzelas, começou a ser construído por Vasily III em 1524 para comemorar a retomada de Smolensk dos lituanos em 1514. A catedral principal do convento foi consagrada em honra do Ícone Smolenskaya. De longe, o complexo à beira do lago que impressiona com suas cúpulas coloridas e epeloalto muro branco com torres vermelhas. No centro ficam a Catedral da Virgem de Smolensky, a Igreja da Assunção anexa ao refeitório e a Torre do Sino, próximos aos muros está o Palácio de Irina Gudunova (viúva do czar Fyodor I), o prédio das freiras, a casa dos guardas, o Palácio de Lopukhin (onde morou a mulher de Pedro, o Grande), um hospital e um cemitério onde estão sepultadas algumas figuras importantes da história russa.

    Estações  de  Metrô   

As estações de metrô de Moscou são como museus, ricas com belos lustres, esculturas, afrescos, maravilhosas!

 Construídas na época do Comunismo são bem marcantes, com esculturas agressivas de soldados com armas, cachorros (Para dar sorte é obrigatório passar a mão no focinho do cachorro, os russos são bem supersticiosos.)

Parecem museus...

 

 uma estação mais bonita que a outra, como a Kievskaya

São 182 estações, vale a pena dar uma circulada para conhecer, mas cuidado para não se perder! Arbatskaya...

  O metrô é bem profundo, escadas rolantes enormes, bem eficiente de linhas com vagões novos, limpos e lotados! O melhor é ir com algum nativo, como um guia, pois não há informações em inglês e as estações só são anunciadas em russo... Dica: se puder ir no final de semana é um pouco mais tranquilo. Imperdível e grátis!  Veja mais fotos

As estações mais bem decoradas são Komsomolskaya e Novoslobodskaya na linha circular, Kropotkinskaya na linha vermelha, e Mayakovskaya na linha verde (aprecie os mosaicos no teto). Esta última é uma das mais profundas; foi usada para uma festa do Partido, comemorando o aniversário da Revolução, durante os bombardeios nazistas no inverno de 1941.

 O Metro é relativamente seguro, mas existem batedores de carteira, como em todo lugar com muita gente concentrada. Furtos de celulares são muito comuns. Tome precauções normais à noite, quando fica mais vazio. Veja o mapa do metrô

     Museu da Cosmonáutica   

 

 O 1º satélite a ser enviado ao espaço foi da Rússia, em 1957 e logo depois foi feito um monumento em sua homenagem, todo em titânio, com 99 m de altura e em 1981 foi inaugurado o museu da Cosmonautica. Super interessante para saber mais sobre Yuri Gagarin, o 1º astronauta a ir ao espaço, sua missão, seu uniforme, os projetos espaciais, foguetes, etc.  Horários: 11 às 19h diariamente, exceto às 2ªs feiras (111, Prospekt Mira, mapa, Moscow)   Site Oficial      Veja no Google Street View

   Dica de Guia Profissional que fala Português em Moscou  

Dica ótima é conhecer as belezas de Moscou, sob os olhos de uma guia profissional russa como Irina, super simpática e que fala português!! Irina sabe tudo de história; os melhores caminhos e segredos desta linda cidade! As guias de turismo reservam e compram as entradas, com isto evitamos filas, além de providenciar carro com motorista. O e-mail para contato é: ikstarkova@rambler.ru

     Prédios  de  Stalin   

 

 Stalin deixou grandes marcas do Comunismo em majestosos edifícios, construídos entre1930 e 1950. São 7 prédios enormes cinzentos em estilo gótico com a foice gravada ou esculturas nas fachadas, e formam uma espécie de cinturão e podem ser vistos de longe, pois são muito altos e diferentes do conjunto arquitetônico da cidade.

   Rua  Tverskaya  

 



  Tverskaya é a  principal avenida de Moscou, a apenas uma curta caminhada do Kremlin, da Praça Vermelha, do Teatro Bolshoi de outros pontos históricos. Antigamente usada pelos czares como saída oficial para São Petersburgo, e hoje em dia é a principal rua comercial de Moscou com shoppings, restaurantes e hotéis, está entre as 10 ruas mais valorizadas do mundo, preço médio do metro quadrado de seus imóveis cotado a 7,4 mil dólares. Para atravessá-la há passagens subterrâneas com lojinhas e escadarias. Na época em que Moscou foi reconstruída por Stalin muitos prédios foram postos abaixo para que a rua fosse alargada, mas muitas construções do período pré-revolucionário ainda se encontram em pé para contar história.

     Arbat    
 

 Rua Arbat, tem seu nome exótico de uma palavra arábica "arbad" ("rabad") que significa "o subúrbio, propriedade". Esta palavra foi provavelmente trazida a Moscou por Tatars da Criméia ou comerciantes arábicos no  séc. XV.  Arbat foi o lugar onde os comerciantes  viveram até ao fim do séc. XVIII, 1depois substituídos pelos nobres. Em meados do séc. XIX   transformou-se no lugar de prestígio e na moda.  No século XIX era ponto de encontro de músicos, artistas e poetas russos, inclusive tiveram suas casas preservadas como museus, como Alexander Pushkin, Sergey Rakhmaninov, Alexander Skryabin, Nikolay Gogol, Lev Tolstoy, Mikhail Saltikov-Shchedrin, Anton Chekhov, e Alexander Block...

Rua Arbat é uma rua de pedestres cheia de lojinhas de souvenires, inclusive as famosas "matrioshkas". Tem cafés, lanchonetes (McDonald´s), restaurantes.

   Catedral de Cristo, o Salvador  

 

 A Catedral de Cristo, o Salvador, com cinco cúpulas douradas, é a mais alta Igreja Ortodoxa do mundo, com 105m, altura de um prédio de 20 andares, com capacidade par 15 mil pessoas. Foi construída em 1860 por ordem de Alexandre I e levou mais de 20 anos para ficar pronta. Em 1933, foi bombardeada por ser símbolo do Império Czarista e quase totalmente destruída. Depois de passar por restauração, foi reaberta em 1997. Não é permitido fotografar no interior da igreja e não é permitido entrar de shorts ou bermudas, e é recomendável levar um lenço ou pashmina para cobrir  decotes, ombros ou cabeça. ( À margem do rio Moscova, próxima à Praça Vermelha) 

     Monastério de Serguei Possad    

 

  Monastério de São Sérgio (Santo dos jovens) do séc. XIV, é o Mosteiro da Santíssima Trindade, o mais importante como o Vaticano, onde são escolhidos os Patriarcas, o lugar de peregrinação, que é uma maravilha e merece ser visitado também pelos turistas!

Entre muralhas e torres de alvenaria branca, está a cidadela que já foi residência do Patriarca russo, foi fundado em 1340 por São Sérgio, ou Sergio de Radonezh, milagroso, que lá habitava.

 

 

O passeio é lindo!! E um lugar de tanta religiosidade e fé é sempre emocionante!

 

 Famoso pelo conjunto arquitetônico sacro da Trindade, com a Catedral da Assunção (1550-1585), de cúpulas azuis, o mosteiro foi tombado pela UNESCO, como Patrimônio da Humanidade em 1993.

 Durante a época soviética, o Monastério foi fechado, e só reabriu depois da Segunda Guerra, como museu, casa do Patriarca e Monastério. As igrejas, no entanto, foram fechadas. São 13 igrejas. e aproveite para encher uma garrafinha com água benta da fonte! Vista virtual. Ao comprar ingressos, é preciso pagar para tirar fotos, e de brinde ganhamos um CD de música sacra. imperdível!!  (A 70 Km nordeste de Moscou, Sergien Posad, Moscow Oblast, mapa ) Site Oficial

     Ovos Fabergé   

 

  Os Ovos Fabergé são bem tradicionais na Rússia. Começaram a ser produzidos em 1885, a pedido do czar Alexandre III, para presentear sua mulher na Páscoa, com uma jóia especial. Então, o ourives Peter Carl Fabergé criou um belo exemplar e fez o maior sucesso, com a surpresa, que faz lembrar uma matrioshka. Ao abrir o ovo esmaltado, dentro havia uma galinha, feita em ouro e pedras preciosas delicadamente incrustadas e virou uma tradição virou uma tradição na Rússia dar de presente às crianças também, onde foram produzidos 69 ovos para os czares e alguns outros para colecionadores. Veja as fotos dos Ovos Fabergé aqui! Hoje 61 deles estão em museus importantes espalhados pelo mundo, como no Metropolitan Museum of Art em NY, também os adquiridos pela Rainha Elizabeth II na Inglaterra, entre outros. Veja aqui onde estão. O Palácio do Arsenal do Kremlin tem 10 ovos belíssimos. E, atualmente, as réplicas são vendidas em qualquer loja de souvenir na Rússia em enfeites, pingentes, brincos...  Quem não se lembra da homenagem do Google dia 30/5/2012, com seu Doodle pelos 166º aniversário de Fabergé?

     Circo de Moscow   

 

  Respeitável público... o Circo de Moscow é uma tradição, em um teatro fechado, com arena em um prédio de tijolos. Cheio de bichos espertos; raposas. macacos fofos, cachorros, ursos e... leões! Suuuuper bem treinados, é um programa delicioso, com palhaços, malabaristas super craques e imperdível para quem viaja com a família! Antes de começar o show, alguns bichos desfilam pela hall, é bem legal! Na hora do intervalo todo mundo vai ver as novidades para comprar, lembranças, bichos de pelúcia, sorvetede casquinha que  já vem pronto! ( Não usam tendas circenses devido ao inverno) e que pena, é proibido tirar fotos!

     Barvikha Luxury Village Concert Hall  

 

  Barvikha é um complexo ideal que reúne o melhor da gastronomia, lojas com boutiques famosas, e também revenda de carros de luxo, além de auditório para concertos, performances, espetáculos de teatro e dança, além de spa, etc, em um belo edifício projetado por Renzo Piano e inaugurado em 2008. Grifes como: Loro Pianna, Tom Ford, Kiton, Dolce & Gabanna, Frette, LaPerla, Ferrari, Maseratti, Lanvin, Prada, Giorgio Armani, Aldo Coppola, Tod´s. Viki Land, Gucci, Bentley, Harley-Davidson, Baccarat, Valentino, Alexander MQueen, Saint Laurent,  Emilio Pucci, Roberto Cavalli,  Graff, Chopard, Mercury, Bvlgari, Céline, Chloé, Bottega Veneta, Brioni, Ralp Lauren Zilli, Rolex, Patek Philippe, F.P. Journe, Girard- Perregaux, Harry Winston, Urwek, Hublot, Zenith, DeWitt, Bewll et Ross, Chopard, De Bethune, de Grisogono,  ,  (Rublevo-Uspenskoye sh., Barvikha, mapa) Site Oficial    Veja no Google Street View

   A Igreja Ortodoxa  Russa  
 
  O cristianismo foi introduzido na Rússia no séc. IX, por Santo André e se propagou por influência de Basílio I, Imperador do Bizâncio. Dentro dos preceitos da Igreja Ortodoxa Russa, que é uma ramificação da Igreja Cristã do Oriente, durante os cultos ortodoxos há coros belíssimos, sem  instrumentos musicais. Na igrejas não há bancos, as pessoas rezam em pé, não há santos tridimensionais como nas igrejas católicas, e sim quadros, que são os famosos ícones entalhados em madeira ou pintados com ouro, muitas vezes adornados por metais e pedras preciosas. Para os ortodoxos a principal figura é a do Patriarca, não reconhecem a supremacia do papa como os católicos, não adotam o celibato, acreditam que o Espírito Santo provém do Pai e não do Filho e não aceitam o purgatório. Saiba mais aqui. As cúpulas das igrejas são lindas e com características Bizantinas.

     E agora?   

Assim que você desembarca do trem aparecem as placas... não é brincadeira não, vele a pena andar com papel anotado com o nome de seu hotel para não se perder! (De preferência escrito em russo)

     Taxis   

Quase não se vê taxis em Moscou. Antigamente as pessoas paravam  seu carro particular na rua e levavam turistas como se fossem taxis, mas hoje em dia não é mais assim. A dica é pedir no seu hotel e sempre levar um cartão com o nome do hotel ou da rua que deseja ir. Na volta do restaurante pedir ao porteiro do restaurante um help também, para chamar outro taxi, pois os taxistas não falam inglês... Outra dica é ficar num hotel bem localizado, próximo ao Bolshoi ou ao Kremlin, para não precisar de taxi, com vários restaurantes, cafés,  ótimo para andar à pé, e ficar mais independente, sem stress!

     Pelas ruas de Moscou...   

 Sabia que é permitido estacionar nas calçadas em Moscou?

Moscou é cheia de parques e praças bem cuidadas!

Estátua de Karl Marx, sempre com pombos

Que delícia passear de barco pelo Rio Moscova e curtir a cidade de um outro ângulo!

Parque Gorky

 

Assim como em NY, as limousines circulam pelas baladas nas noites de Moscou...

     Falando Russo   

 

  Em Moscou tudo é escrito no alfabeto cirílico, portanto nada é legível! Nada que um aplicativo maravilhoso para iPhone não resolva! Chama-se Jourist   Veja o vídeo como usar. Você aprende como se diz, mas se achar impossível mostre seu celular para se comunicar. Super útil em hotéis, restaurantes, farmácias, lojas...

    Aeroporto   

 Aeroporto Internacional Domodedovo ( DME) fica ao sul do centro da cidade, equipado com as mais modernas tecnologias, é o maior da Rússia,  utilizados para vôos internacionais, e com balcão de informações em inglês, felizmente!  Site Oficial

Segurança no aeroporto: O sistema de segurança do aeroporto  Domodedovo (Moscou) é intenso. Desde a entrada no aeroporto, todos tem que passar pelo Raio X, com bolsas, malas, etc. mesmo para quem não for viajar

 O aeroporto de Moscow é ótimo, tem restaurantes bons para almoçar, sorvetes, etc.

   Para que quiser ir ao aeroporto de trem, pelo Aeroexpress, que sai da estação Paveletsky (a ferroviária, ao lado da do Metro de mesmo nome). A viagem leva cerca de 40 min e vai direto para o aeroporto. Os trens saem a cada hora de 6AM a 23:30h (a cada 30 min em horas ) e custam 350 rublos. Na estação Paveletsky, você entra pela entrada nº 2, muto bem sinalizada, alguns degraus acima já dentro da estação, outro lance de degraus abaixo para a esquerda, e um corredor à esquerda. A bilheteria fica à direita. A plataforma fica depois de passar um salão que oferece varias mesas de check-in para vôos domésticos. Guarde seu ticket durante a viagem no Aeroexpress - ele será conferido no trem e também na saída da estação Domodedovo Airport.

Ao pegar um trem do aeroporto (DME) para a cidade, note que há velhos trens suburbanos e serviços sem escalas operando da mesma plataforma.  Você pode ir à estação Domodedovskaya do Metro e pegar o bus 405 ou um shuttle dali. O shuttle opera 24 h, mas a escala noturna é diferente .

  Há um ônibus expresso entre os aeroportos de Domodedovo e Vnukovo, a cada 90 min. Se for de taxi, combine o preço antes; Domodedovo é o aeroporto mais afastado do centro.

     Para matar a sede, água!   

 

 

Todos os direitos reservados à VPX Digital. A reprodução de qualquer parte do conteúdo deste site é proibida sem prévia autorização.

 

Vamos para Nova York I Miami I Paris I Califórnia I Buenos Aires I Londres I Orlando I Espanha I Bariloche I Itália I Turquia I Portugal I África do Sul I Las Vegas I Grécia I Rússia I Dubai I Disney I Aruba I Mochilão I