Home
Moscou
São Petersburgo
Hotéis
Dicas
Compras
Restaurantes
Passagem Aérea
Visto e vacinas
História
Clima
Mapas

 

 

   

 

   

 

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Visitantes

 

    DICAS   

Pesquise aqui as melhores ofertas de hotéis na Rússia

Reserve com antecedência seus passeios e atividades na Rússia

Faça aqui seu seguro de viagem para Rússia

   Guias  que  falam  Português  

 Não é impossível programar sua viagem à Rússia! Com guias russas que falam Português a viagem pode ser sob medida para seu grupo. Elas são muito eficientes, organizadas e contam muitas histórias.

   Dica de Guia em St. Petersburg  

Dica ótima é conhecer as belezas de São Petersburgo, sob os olhos de uma guia profissional russa, super simpática e que fala português!! Nathália sabe tudo de história; os  melhores caminhos e segredos desta linda cidade! As guias de turismo reservam e compram as entradas, com isto evitamos filas, além de providenciar carro com motorista. E-mail para contato:  golnata14@yahoo.com

   Dica de Guia em Moscou  

   Dica ótima é conhecer as belezas de Moscow, sob os olhos de uma guia profissional russa como Irina, super simpática e que fala português!! Irina sabe tudo de história; os melhores caminhos e segredos desta linda cidade! As guias de turismo reservam e compram as entradas, com isto evitamos filas, além de providenciar carro com motorista. E-mail para contato:  ikstarkova@rambler.ru

    Horário da Rússia   

Moscou e São Petersburgo

 O horário de Moscou e  São Petersburgo  é de 7 horas a mais em relação ao horário do Brasil (Brasília/Rio/São Paulo).

Fuso horário padrão: UTC/GMT +4 hora

    Copa do Mundo 2018 - World Cup   

 

 A Copa do Mundo 2018 será na Rússia em 11 estádios modernos, muita tecnologia, infra-estrutura e segurança para os loucos por futebol. Será a 1ª vez que acontecerá em um país do leste europeu. São estimados 6 bilhões de Euros para a construção de estádios para o evento, além de mais 20 bilhões a serem investido em infra- estrutura. Um ótimo motivo para conhecer as belezas da Rússia... Vamos para Rússia! Site Oficial

    Aprenda Russo   

Parece impossível, mas não é... e faz toda diferença você tentar se expressar em Russo, eles se surpreendem e  acham graça.

 Aprenda aqui algumas palavras em Russo

Frases úteis para você arrasar e ser simpático: (escritas como se pronunciam, parece um pouco japonês, com enrolado de Portugal)

atli tchina - ótimo, lindo!

ssspasiba - obrigado

dáã - sim

niét - não

pajau sta- por favor

desilll dânia - tchau

rraraxó - bom

cag dila - como vai?

dobre utra - bom dia

dobre di - boa tarde

dobre utra - bom dia

dobre viéchter - boa noite

ssdra stvui tié - bom dia, boa tarde, boa noite

ca niéshna- claro

xut pajau sta-  a conta por favor

     Falando Russo com ajuda do iPhone   

 Em Moscou tudo é escrito no alfabeto cirílico, portanto nada é legível! Nada que um aplicativo maravilhoso para iPhone não resolva! Chama-se Jourist   Veja o vídeo como usar. Você aprende como se diz, mas se achar impossível mostre seu celular para se comunicar. Super útil em hotéis, restaurantes, farmácias, lojas...

      Voltagem  Elétrica    

 

A voltagem elétrica na Rússia é de  220 volts AC.  É bom levar um adaptador universal para aparelhos elétricos.

      Gorjetas   

 É comum deixar uma gorjeta de 5% a 10% nos restaurantes mais simples e uma gorjeta de 10% a 15% nos restaurantes mais sofisticados. (Isso se já não estiver incluído na conta).

Nos hotéis e estações os carregadores ficarão satisfeitos com uma gorjeta de 1 a 2 dólares por mala.

Mas só dê gorjeta se você for bem atendido.

      Moeda  Russa   

O rublo (em russo рубль) é o nome da moeda da Federação Russa e Bielorrússia (e antigamente da União Soviética e do Império Russo). Um rublo é dividido em 100 kopeks (копе́йка).

Conversor de moeda: Real > Rublo

Conversor de moeda: Dólar > Rublo

Conversor de moeda: Euro > Rublo

     TREM  St. Petersburg - Moscou   

O meio mais prático de ir de São Petersburgo à Moscou é de trem TGV, novo, super confortável! A viagem dura 4 horas, a dica é ir no trem das 13 h e se for de 1ª classe (57 euros), servem um almoço delicioso.  Com TV, você viaja super confortável, com direito à mimos como chinelos e descanso para os olhos, curte  a paisagem verdinha, os lagos as datchas  e logo chega em Moscou.

     Ovos Fabergé   

 

  Os Ovos Fabergé são bem tradicionais na Rússia. Começaram a ser produzidos em 1885, a pedido do czar Alexandre III, para presentear sua mulher na Páscoa, com uma jóia especial. Então, o ourives Peter Carl Fabergé criou um belo exemplar e fez o maior sucesso, com a surpresa, que faz lembrar uma matrioshka. Ao abrir o ovo esmaltado, dentro havia uma galinha, feita em ouro e pedras preciosas delicadamente incrustadas e virou uma tradição virou uma tradição na Rússia dar de presente às crianças também, onde foram produzidos 69 ovos para os czares e alguns outros para colecionadores. Veja as fotos dos Ovos Fabergé aqui! Hoje 61 deles estão em museus importantes espalhados pelo mundo, como no Metropolitan Museum of Art em NY, também os adquiridos pela Rainha Elizabeth II na Inglaterra, entre outros. Veja aqui onde estão. O Palácio do Arsenal do Kremlin tem 10 ovos belíssimos. E, atualmente, as réplicas são vendidas em qualquer loja de souvenir na Rússia em enfeites, pingentes, brincos...  Quem não se lembra da homenagem do Google dia 30/5/2012, com seu Doodle pelos 166º aniversário de Fabergé?

     Taxi Pirata   

Já foi-se o tempo dos taxis piratas, onde bastava levantar a mão no meio da rua e um carro qualquer....Esta em vigor desde Setembro de 2011 uma lei para acabar com todos taxis ilegais em Moscou.

O recondável é pedir no seu hotel e depois no restaurante.

     Para ler antes de ir    

 É gostoso se preparar para viagem, lendo alguns livros sobre a Rússia, e depois da viagem também completa tanta história, curiosidades, informações.

"O Palácio De Inverno" ( John Boyne) - Ficção misturada à história dos Romanov, ótimo, uma delícia de ler!

 "Com Vista para o Kremlin"  (Vivian Oswald) - Bem interessante, mostra a Rússia atual, nos tempos em que a jornalista trabalhou no O Estado de SP.

"Catarina, a Grande" ( Robert K. Massie) Maravilhoso, conta a vida de Catarina, seu império, poder, aventuras amorosas.

"Anna Karenina" (Tolstoi) maravilhoso e denso! 700 páginas de capa dura, para ser devorado antes de ir à Rússia!

 "Os Últimos Dias dos Romanov" (Helen Rapapport) Os relatos fa família do czar, com o triste e trágico fim da dinastia.

"Nicolau e Alexandra" (Robert K. Massie) ótima leitura para conhecer melhoe os últimos Romanov.

"Amor em São Petersburgo" (Heinz G. Konsalik) Romance delicioso!

"Saint- Petersbourg L´Architeture des Tsars" (Alexander Orloff)  Pedro, o Grande foi o 1º Czar da Rússia. São Petersburgo foi uma visão utópica que seu fundador Pedro, o Grande concebeu como uma ligação com o ocidente e ficou conhecida como “a janela para o Ocidente”. (Alexander Orloff)

Vale a pena também ler os clássicos russos para compreender melhor sua cultura e costumes:

"Avenida Niévski" ( Nikolai Gógol) Fininho, leitura rápida. Interessante diagramação, só se lê até a metade de parágrafo, depois ao terminar o livro vira-se de ponta-cabeça, como se fosse as duas calçadas da famosa avenida Niévski de São Petersburgo.

"Crime e Castigo" (Dostoiévski)

"Noites Brancas" (Dostoiévski)

    FILMES  

Veja os trailers:

"Dr. Jivago"

"Os Girassóis da Rússia"

"Anna Karenina" Vale a pena assistir à nova versão de 2012!

"James Bond 007 From Russia with Love" 

"Rússia-de Romanov a Stalin"

"Catherine the Great"

 "A Casa da Rússia"